Nível sugerido: Educação Infantil e Anos Iniciais do Fundamental I

    

    O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a saúde mental e o cuidado com a vida. Na escola, esse período pode ser uma oportunidade de trabalhar com as crianças valores como cuidado, amizade, respeito e cooperação.     Com o kit Bloco.ino Easy Creator, esses conceitos ganham forma em atividades práticas, criativas e divertidas, que envolvem montagem, experimentação e colaboração.

    A seguir, sugerimos um plano de quatro semanas, com uma atividade por semana. Cada atividade já possui uma publicação detalhada com instruções passo a passo.

Semana 1 – Coração Iluminado

  • Objetivo: Representar gestos de carinho e cuidado.
  • Descrição: As crianças montam um coração iluminado por LEDs, simbolizando que atitudes de afeto e solidariedade iluminam a vida.
  • 👉 Leia a atividade completa aqui: conferir a atividade

Semana 2 – Carrinho da Amizade

  • Objetivo: Valorizar a importância de ajudar e cooperar.
  • Descrição: Cada criança monta um carrinho motorizado. Depois, em grupo, testam como os carrinhos podem se apoiar e empurrar uns aos outros, mostrando que juntos somos mais fortes.
  • 👉 Leia a atividade completa aqui: conferir a atividade

Semana 3 – Robô do Respeito

  • Objetivo: Refletir sobre atitudes respeitosas no dia a dia.
  • Descrição: As crianças constroem e personalizam um robô simples com LEDs e motor, simbolizando que cada ação de respeito move o convívio coletivo de forma positiva.
  • 👉 Leia a atividade completa aqui: conferir a atividade

Semana 4 – Farol da Amizade

    
  • Objetivo: Estimular a atenção e o cuidado mútuo.
  • Descrição: As crianças constroem um farol iluminado e sonoro, utilizado em uma dinâmica coletiva para reforçar o papel de cada um como guia e apoio para o outro.
  • 👉 Leia a atividade completa aqui: conferir a atividade

Sugestão de Aplicação
  • Roda de conversa: antes e depois de cada atividade, para relacionar a montagem com os valores do Setembro Amarelo.
  • Integração interdisciplinar:

    • Artes: personalização e decoração dos projetos.
    • Matemática: contagem, comparação de quantidades e registros simples.
    • Linguagem: oralidade, relatos de experiências e narrativas sobre os projetos.
  • Exposição final: ao fim do mês, organizar uma mostra com as construções das crianças e cartazes explicando os significados de cada projeto.