Nível sugerido: Educação Infantil e anos iniciais do Fundamental I Sugestão didática: Nesta atividade, as crianças vão construir um robô e transformá-lo em um símbolo do respeito, estimulando as habilidades psicomotoras e a criatividade, enquanto trabalha-se atitudes positivas de convivência (EI03CG05).
Para começar a espalhar o respeito entre os colegas, é preciso estar com os seguintes materiais em mãos:
- 1 bloco motor
- 1 porta-pilhas com 2 pilhas AA
- 3 super conectores
- Rodas e blocos de montagem para a estrutura do robô
- 2 blocos com LED (para olhos ou coração)
Com tudo separado, comece a montar uma estrutura básica do robô utilizando as peças de montagem e os LEDs, que podem servir como olhos ou o coração do robô.
Certifique-se de conectar corretamente os fios para que os LEDs acendam e utilize do bloco de interruptores para controlar quando o robô vai acender os seus olhos ou o seu coração. Essa parte é importante para realizar as ações de respeito e comunicação entre os colegas.
Após a montagem, proponha que cada criança personalize seu robô, escolhendo o formato, as cores e a disposição das peças. Também estimule a criação de acessórios personalizados utilizando de papel, cartolinas ou EVAs para que cada robô seja único.
Com todos os robôs prontos, as crianças podem ser estimuladas para lidar com pequenas situações simbólicas, como:
- “Um amigo está triste”
- “Um colega precisa de ajuda”
- “Alguém está esperando para brincar”
A criança deve levar seu robô até o local para ajudar, simulando uma ação respeitosa. Assim os alunos podem criar uma “Missão do Respeito” onde o robô cumpre pequenas tarefas de ajuda na sala, promover uma apresentação final em que cada aluno explique como seu robô demonstra respeito ou integrar a atividade com outras disciplinas, como artes, para a decoração do robô.
Além disso, a NatalMakers pode oferecer suporte, formação e exemplares personalizados para sua escola.
Se você deseja adquirir algum dos kits usados no site, acesse este link!

0 Comentários