Kit Utilizado: Bit-O LT

Nível Sugerido: Educação Infantil

Autoria de: Igor Costa

Objetivo:
Trabalhar a capacidade de distinção visual com as cores, desenvolver a capacidade das crianças reconhecerem as cores primárias (Vermelho, amarelo e azul) e secundárias.(Verde, laranja e Roxo)

Campo de experiência:
Traços, sons, cores e formas

 

Material necessário:
  • Kit Bit-O LT
  • Bambolês ou círculos de papel ou E.V.A. com as cores primárias ou secundárias, ou simplesmente algo que possa definir um espaço com a respectiva cor.
  • Pequenos brinquedos cujas cores sejam primárias e secundárias.
  • Pequeno recipiente para colocar sobre o Bit-O 
  • Fita Adesiva



Metodologia (Passo a passo)
 
  1. Coloque os bambolês ou o objeto delimitadores que você escolheu para marcarem o chão com as cores primárias em um canto da sala, no chão, colocando-os um do lado do outro. Em seguida coloque no chão,,do outro lado da sala, os pequenos brinquedos com as cores primárias misturados.
  2. Entregue os Bit-Os para seus alunos.
  3. Fixe, com fita adesiva, o pequeno recipiente na parte de cima do Bit-O.
  4. Com tudo pronto, localize seus alunos de costa para dos bambolês ou dos marcadores. A atividade consiste em que os alunos dirijam o Bit-O até os objetos, coloque um deles no recipiente que está em cima do Bit-O e o levem até o bambolê ou marcador, e coloquem os objetos nos espaços correspondentes às sua cores.
  5. Repita a mesma atividade só que dessa vez com as cores secundárias.
  6. Repita a mesma atividade com as cores primárias e secundárias juntas.



Sugestão pedagógica
 
  • Antes de começar a atividade apresente as cores primárias e secundárias para seus alunos, mostrando para eles a cor e onde mais ele encontra essa cor na natureza ou objetos. Isso os ajudará na atividade, pois lhes dará algum conhecimento prévio sobre as cores.  
  • Sempre faça seus alunos encararem a atividade como uma brincadeira, e esforce-se para que eles se divirtam e se alegrem em realizá-la.
  • Você pode realizar essa atividade de forma individual, dupla ou até em grupo e assim, se for do interesse do professor, criar uma pequena competição e cronometrar o tempo.
  • Se possível permita que seu aluno participe de todos os passos da atividade.

Avaliação
 
 
A avaliação na educação infantil é contínua, por conta disso observe como a criança reage a atividade, e se ela acerta em colocar os objetos nas suas receptivas cores. Se ela tem dificuldade em acertar, refaça a atividade com menos cores, apenas duas, e depois vá adicionando mais cores aos poucos.

Anote ou observe a eficiência de cada criança nessa atividade, e depois realize essa atividade novamente alguns dias depois, além de outros momentos ou outras atividades que tenham o mesmo objetivo. Depois compare a eficiência em realizar a atividade da primeira vez com as posteriores.




Se você deseja adquirir algum dos kits usados no site, acesse este link!